17 de agosto de 2017

O mundo da escola primária


Todos o dias vou levar o Mini ao ATL que funciona na escola primária onde os meus príncipes mais velhos andaram e onde os mais novos andam (o Mini está na pré). Todos os dias penso que sorte que eles têm em frequentar um espaço tão fantástico.
Agora que a escola está vazia dá para ver melhor os corredores, o recreio, as flores, os canteiros, as paredes. Tudo tão mágico. Por aqueles corredores, na maior parte do ano, passam diariamente centenas de crianças. Há barulho e risotas no ar.
Os meus filhos andam numa escola grande, mas onde tudo corre pelo melhor. Há problemas tal como noutros lados, mas ali tudo é tratado, tudo é cuidado. Não há sítios perfeitos (isso não existe), mas ali quando deixo os meus filhos de manhã fico descansada, pois sei que são bem tratados. Todos fazem e cumprem o seu papel, desde a pessoa que está na portaria, os funcionários, os professores, o diretor. Se há falta de pessoal? Há. Lamenta-se, pois deveria haver mais pessoas. Mas isso não diminui a qualidade e a confiança no espaço. Como mãe e educadora sinto confiança e sei que ali eles são felizes.
O espaço é cuidado. Os miúdos têm onde passar os tempos livres com qualidade. Salas organizadas, arejadas e bonitas. Há pessoas que se preocupam em manter as coisas organizadas. 
Tenho orgulho na escola primária do burgo.

Tivemos uma experiência ruim, má, mesmo má, com o Afonso, quando pensámos em mudá-lo de escola para que ele tivesse mais tempo comigo. Ao final do dia ganhávamos uma hora. Mas no final do 1º período o Afonso não conhecia letras, nem sabia ler. As escolas nos maiores centros urbanos não são melhores. Mudámos o Afonso de novo e ainda bem! 

A escola primária é um espaço tão importante na nossa educação, no nosso futuro. São as bases, não só das letras e dos números, mas também um complemento à educação e à personalidade.

Eu tenho muito orgulho da escola primária onde estudei e saudades também. Acredito que os príncipes, quando mais velhos, sintam a mesma nostalgia que eu sinto quando se recordarem dos tempos da escola primária.

Por isso, para todos os profissionais que trabalham na escola primária de Vila Verde o meu sincero OBRIGADO. 

Sem comentários:

Enviar um comentário